sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Weihenstephaner - Vitus



Weihenstephaner - Vitus

Tipo: Weizenbock (Ale)
Teor Alcoólico: 7,7%
Origem: Alemanha

     A cervejaria Bayerische Staatsbraueri Weihenstephaner na região da Bavária, Alemanha, é conhecida como uma das mais antigas cervejarias em funcionamento no mundo, fundada no ano de 1040 DC. Essa cervejaria ainda produz a Weihenstephaner Hefe Weissbier que é tida como uma das cervejas mais antigas do mundo (vou experimentar uma dessas assim que possível!)
    Com todos esses anos de experiência em cervejas de trigo, em 2007 essa tradicionalíssima cervejaria lançou a Vitus, batizada em homenagem a São Vitus (ou Vito).
  Parece que existe uma espécie de superstição de produtores de cerveja traduzida no seguinte ditado: "Quando chove no dia de São Vito, a cevada não gosta!".
   A Vitus passa por um estágio de maturação mais longo de armazenagem a frio nos porões da cervejaria. Originalmente foi lançada no período da quaresma, mas hoje é produzida durante o ano todo.
     Em 2010 a Vitus já estava sendo premiada como a "melhor cerveja de trigo do mundo" na World Beer Awards (WBA) e em 2011 levou o prêmio de "melhor cerveja do mundo" além de outros três prêmios no WBA.
     Essa cerveja é realmente diferenciada, de cor dourada escura e turva por conta do trigo, porém mais clara do que as tradicionais do estilo Bock, têm uma espuma encorpada e um sabor muito diferente, traz um sabor forte mas não muito amargo de início e depois deixa um sabor doce na boca.
     Recomenda-se degustá-la não muito gelada, em temperatura de 8 a 12 °C.
     Realmente muito boa! Vale a pena experimentar!!!


(fonte: grande parte retirada do livro "1001 CERVEJAS para beber antes de morrer")

Nenhum comentário:

Postar um comentário